segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dados Experimentais (1998) de Hernani Guimarães Andrade, em pesquisa laboratorial do Campo Biomagnético

Aqui, você poderá ver os resultados das experiências de Hernani Guimarães Andrade para comprovar a existência do Campo Biomagnético.



Clique no link abaixo (com a tecla "SHIFT" pressionada) para acessar a apresentação de slides em outro visualizador.

Dados Experimentais (1998) de Hernani Guimarães Andrade, em pesquisa laboratorial do Campo Biomagnético

Abaixo, uma breve descrição desses dados experimentais:

Hernani Guimarães Andrade identificou um campo que liga o Espírito à matéria ao qual denominou “Campo Biomagnético” (CBM).
Para identificar e quantificar este campo (CBM), seriam submetidas à sua ação, culturas de bactérias e de tecidos e o resultado numérico experimental das alterações provocadas no CBM far-se-ia por meio da quantificação do estímulo e/ou inibição do número e tamanho das culturas, mediante comparação com padrões prefixados.

Referência:
GOMES, S.M.M. Pesquisa Laboratorial do Hipotético Campo Morfogenético. In: NOBRE, M.R.S. Saúde e Espiritismo. São Paulo: F.E., 2000.

5 comentários:

  1. Parabéns, David! Está muito legal seu blog! Abraço, Vital.

    ResponderExcluir
  2. Olá,querido!
    Adoro esse tema, estarei sempre por aqui.
    Beijos,
    Cibele

    ResponderExcluir
  3. Por que que um resultado de impacto tão relevante para toda a humanidade é publicado em uma revista com um viés tão óbvio? Por que o artigo com seus resultados experimentais não são submetido à arena acadêmica dos jornais peer-reviewed?

    ResponderExcluir
  4. Caro David,

    Qualquer indício neutro, não religioso e nem dogmático, que indicasse de maneira mais objetiva a possibilidade da sobrevivência da consciência à morte biológica, certamente faria todos nós revermos com cuidado uma série de posturas que temos para nossas vidas, sobretudo em se considerando a fugacidade de uma vida. Imagino que isso teria enorme impacto na economia, na política e mesmo na tecnologia.

    Eu concordo com o Sr. Hernani no sentido de que a hipótese do espírito pode ser tratada dentro do metiè da ciência, assertiva que, por sinal, é muito pouco aceita dentro dos meios religiosos (ministérios não intercedentes).

    Mais ainda, sou honesto o suficiente para concordar com você com o fato de que deve haver certa ojeriza acadêmica anti-religião. Afinal de contas, isso já gerou grandes problemas no passado.

    Apesar disso tudo, só é possível considerar este assunto de maneira séria e imparcial se as pesquisas do tema adentrarem na selvagem arena científica, sem o qual toda e qualquer afirmativa carece enormemente de credibilidade.

    Por fim, apesar da dificuldade extra de se publicar o tema religioso, isso é possível e tem sido feito (sou capaz de lhe indicar alguns exemplos). Entretanto, quando a pesquisa do tema se submete ao rigor do método, os resultados são, na sua totalidade, negativos no que concerne aos pressupostos das diversas doutrinas.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Vinícius, agradeço pela sua leitura e sua interessante questão. Por que você considera que os resultados são "de impacto tão relevante para toda a humanidade?
    O resultado dos experimentos não foi publicado em revista, mas sim em livros. O autor (já falecido) considerava que o assunto "Espírito" pode ser tratado cientificamente, sem vículos religiosos como é o seu interesse. Mas ainda a academia tem preconceitos com relação ao tema e revistas "peer-reviewed" em outras áreas não aceitariam publicar tal temática (ainda mais À época dos primeiros experimentos que levaram mais de 30 anos para serem concluídos). Talvez agora, no meio acadêmico dentro do contexto paradigmático da Transdisciplinaridade, uma pesquisa deste tipo possa ser aceita. Mas ainda estes resultados aguardam uma replicação mais ampla e numerosa. Agradeço pelo seu comentário. Abraços.

    ResponderExcluir