segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Modelo Geométrico do Espírito de Hernani Guimarães Andrade - Resumo 01

Seríamos seres exclusivamente materiais, ou algo além disso, como a manifestação em três dimensões de um campo biomagnético originado no hiperespaço? Que seria o Modelo Organizador biológico (MOB)?
Este Artigo é baseado no Modelo do Espírito criado por Hernani Guimarães Andrade. Andrade postulou uma hipótese de trabalho, elaborando assim, um modelo estruturador da forma humana e que também pode explicar os fenômenos PSI (parapsicológicos).
Os modelos teóricos constituem-se em um tipo de pesquisa científica muito importante. Este trabalho tenta colaborar com a Psicobiofísica, apresentando o Modelo geométrico do Espírito de uma forma didático/artística. Este modelo foi idealizado primeiramente em quatro dimensões, porém, assim, não poderia ser representado. Portanto uma representação mais adequada e próxima do ideal seria a tridimensional.
Segundo a hipótese de Andrade, os fenômenos PSI talvez dependam da atuação desse modelo com seus campos biomagnéticos sobre nosso espaço. Uma sucinta explicação do modelo é a seguinte:
“Em nosso modelo tetradimensional do Espírito, destacamos a região compreendida pelos corpos: astral, físico e vital e pela alma (Vera-efígie biomagnética do corpo físico). Temos, a envolver espacialmente o corpo físico, dois duplos formados por psiátomos polarizados: o ‘corpo astral’ e o ‘corpo vital’. Eles formam o ‘perispírito’. Seus campos biomagnéticos unem-se, atravessando ortogonalmente o espaço ocupado pelo corpo físico e delineando fielmente todos os detalhes fisiológicos deste último como se fora sua cópia rigorosamente estereotipada em um ‘campo biomagnético’. Ali fica a ‘alma’ da personalidade atual, ou parte do espírito que se acha encarnada. Finalmente encontramos o corpo físico, situado no interior de todos esses envoltórios”.(Andrade, 2000 p.83 – adaptado).


“Vamos analisar, agora a segunda componente do Espírito à qual denominamos de ‘alma da individualidade’. Enquanto a componente perispirítica é constituída de ‘psiátomos’, a componente anímica é de natureza puramente magnética. Ela atravessa o ‘corpo mental’ (ou ‘Espírito Integral’) todo ao longo de sua estrutura perispirítica. Sendo constituída de um ‘campo biomagnético’ – CBM – a componente anímica comporta-se à semelhança da distribuição de um campo magnético em uma barra imantada”. (Andrade, 2000 p.65 - adaptado).

“O campo biomagnético integral (CBM), após atravessar o corpo do Espírito integral, recircula por fora do mesmo, fechando o circuito ‘biomagnético’”. (Andrade, 2000 p.66 - adaptado).
“O CBM exteriorizado constitui o ovo áurico dos Ocultistas. Entretanto, na maioria das vezes, o referido ovo áurico é percebido pelos sensitivos, apenas sob a forma de uma aura externa envolvendo o corpo físico. Esta aura é uma parte do verdadeiro ovo áurico, correspondendo à intersecção do mesmo com o nosso espaço físico. A aura é formada por três camadas principais”. (Andrade, 2000 p.66 - adaptado).

“Entretanto, a primeira camada difere das demais: ela se distribui, fluindo em sentido contrário ao das linhas de força das camadas exteriores e está compreendida na zona anímico-perispirítica.” (Andrade, 2000 p.68 - adaptado).

“No Espírito, a região de dispersão das linhas de força biomagnéticas corresponde à junção da cúpula com o MOB. Dá-se aí uma interrupção do Espírito Integral, devido à inserção do corpo astral, do corpo físico e do corpo vital da personalidade atual. As camadas áuricas exteriores são parte da ‘alma da individualidade’. Mas a primeira aura, a que fica imediatamente junto ao corpo físico, é parte da ‘alma da personalidade’. A presença desses prolongamentos externos da alma explicaria a percepção extra-sensorial (ESP), a exteriorização da sensibilidade e vários outros fenômenos telestésicos já comprovados pela Parapsicologia”. (Andrade, 2000 p.70 - adaptado).

Para saber mais, leia:
ANDRADE, H.G. “A Matéria PSI”. Matão, Casa Editora O Clarim, 1971.
ANDRADE, H.G. “Morte, Renascimento, Evolução; Uma biologia transcendental”. 6a. ed. São Paulo, Editora Pensamento, 1995.
ANDRADE, H.G. “Espírito, Perispírito e Alma; Ensaio sobre o Modelo Organizador Biológico”. 8a. ed. São Paulo, Editora Pensamento, 2000.
ANDRADE, H.G. “PSI QUÂNTICO; Uma extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à idéia do Espírito”. 1a. ed. Votuporanga, Editora Didier, 2001.

2 comentários:

  1. Como podem desprezar tamanha perfeição somente uma inteligencia suprema poderia organizar com tamanha exatidão a verdadeira estrutura perispiritual do homem.( ELBER ).

    ResponderExcluir